TopMenu

Xadrez e Arte: tudo ao mesmo tempo agora

Xadrez e Artes Visuais são duas paixões antigas em minha vida. No dia 10 de abril realizei o sonho de unir as duas práticas em um evento inédito no mundo. Conduzi uma simultânea onde enfrentei 16 adversários e ao mesmo tempo produzi 16 desenhos em pastel seco sobre papel.

Foto de Suely Taira
E lá estavam os tabuleiros e peças na posição inicial e as folhas de papel em branco. Comecei a fazer lances e traços alternadamente. Tanto nas partidas como nos desenhos, aconteciam processos similares. A imprevisibilidade permeava as 32 mesas. Jogando ou desenhando, eu buscava caminhos a seguir, planos gerais, detalhes específicos, harmonia, coordenação, estruturação, movimento e expressão de ideias. Espero que este evento sirva para mostrar que Xadrez e Arte caminham de mãos dadas e ajude a combater algumas ideias preconcebidas acerca do Xadrez. Depois de 4 horas e 15 minutos, obtive 15 vitórias, 1 derrota e 16 trabalhos de Arte finalizados. Minha única derrota foi para João Manoel Menna Barreto, neto do primeiro professor do Mequinho. Ao final do artigo, você pode baixar o arquivo pgn com 15 das 16 partidas jogadas ou acompanhá-las através do visor. Foi um evento marcante e emocionante. Confira o vídeo produzido por Dax Reis. Fotos de Suely Taira.

Foto de Suely Taira

 

Estude Xadrez com Adriano Valle


Download

Compartilhe!
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestBuffer this page

Comente e publique no Facebook

Um comentário para Xadrez e Arte: tudo ao mesmo tempo agora

  1. oilec 27 de agosto de 2015 às 16:17 #

    sou um admirador deste jogo. gostaria e adquirir um programa para poder estudar algumas jogadas, pode me sugerir um. Em portugues.

Deixe uma resposta