TopMenu

Uma Maratona de Resistência

Muitos tem dúvidas sobre a faceta Esporte do Xadrez, alegando que este não configura uma atividade física. Mas afinal, quando praticamos Xadrez por acaso podemos deixar nossos corpos em casa e jogar apenas com as cabeças? E o que se dizer de mais de 4 horas em partidas de torneios, com intensa concentração e com uma média de 6 partidas em 3 dias. Também é importante observar que para se mover as peças com rápidez e precisão em uma partida de Blitz é exigido alto grau de coordenação motora e energia. A conclusão é que Xadrez exige em todas as suas modalidades muita energia e resistência física, além das inúmeras e já conhecidas propriedades cognitivas, como memória, raciocínio lógico, visão espacial, abstração, criatividade, decisão, responsabilidade e tantas outras.
No último fim de semana, no dia 10 de agosto, tive mais uma vez uma prova da importância da resistência para se jogar Xadrez. Trata-se da I Simultânea de Xadrez de Pedro II que aconteceu na tradicional Praça do Recanto. O evento foi organizado por Cleomar Leite e Márcio Freire e fez parte das comemorações oficiais dos 159 anos de Pedro II no Piauí e ainda contou com a presença da Prefeita Dra. Neuma Cafhé.
Cleomar Leite é coordenador do projeto Cant’Arte que paralelamente à simultânea levou ao público a Exposição de Artes Plásticas de Jotha Brzeske e a Música de Caio Michel no Violoncelo. Além de um grupo musical local e outras participações. Um dos ideais do Projeto Cant’Arte é levar Arte e Cultura de qualidade às praças públicas.

Joguei a simultânea contra 19 participantes e o embate durou aproximadamente 2 horas. 

I Simultânea de Pedro II

I Simultânea de Pedro II

Foram 2 horas de incessante caminhada, enquanto executava cálculos e tomava decisões rápidas em cada mesa. Obtive a performance de 100%, o que não traduz com clareza a dificuldade da prova com muitas partidas bastante interessantes e disputadas. A última partida a terminar foi contra Diego Castro que mostrou talento e determinação. Agradeço a participação de todos! Foi um evento marcante para mim e nos vemos em breve na segunda edição!

Neste período em que estou morando no Piauí, pretendo levar a várias cidades este tipo de prova que, além de ser instrutivo para todos os participantes e espectadores, é uma ótima forma de se popularizar o Xadrez levando-o para as praças públicas e escolas.

Veja uma amostra de 3 partidas desta simultânea.

Compartilhe!
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestBuffer this page

Comente e publique no Facebook

, ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta