TopMenu

Adriano Valle

  • Mestre FIDE (Federação Internacional de Xadrez)
  • 11 vezes Campeão Brasiliense Absoluto de Xadrez (1987, 1995, 1996, 1998, 1999, 2002, 2005, 2006, 2011, 2015, 2016)
  • Bacharel Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda (UnB, 1986)
  • Artista Visual (Desenho, Pintura, Artes Gráficas e Digitais)

Adriano Valle nasceu em 1964 e faz parte da primeira geração de brasilienses.
Aprendeu Xadrez aos 11 anos, jogou seu primeiro torneio aos 16 e em 1987, aos 22 anos, venceu com 100% de aproveitamento a fase final e se tornou o primeiro Campeão Brasiliense nascido na Capital.

Em 1986, formou-se em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda pela UnB e trabalhou por vários anos em Agências de Publicidade. Em 1993, voltou à UnB para estudar Artes Plásticas.
Atualmente se dedica exclusivamente ao estudo e ensino do Xadrez e às Artes Plásticas, mais especificamente ao Desenho, à Pintura e à Arte Digital.
Para Adriano, o Xadrez tem grande semelhança com Arte. O tabuleiro é uma folha de papel à espera dos desenhos imaginários que as peças fazem com seus movimentos. No jogo de Xadrez assim como nas Artes, equilíbrio, composição, ritmo, estrutura são conceitos comuns. O enxadrista é um criador, precisa de imaginação, precisa de idéias…
Como enxadrista, Adriano Valle conquistou 11 vezes o Campeonato Brasiliense de Xadrez e já venceu dezenas de torneios. Obteve, em 2007, o título de Mestre FIDE (Federação Internacional de Xadrez) e desde então tem se mantido entre os 100 primeiros do ranking nacional.
É co-autor da Cartilha Xadrez que já foi publicada pelo Ministério dos Esportes em várias edições e desde 1993 já levou o Xadrez a milhares de crianças da rede pública no Brasil. Também foi co-editor e diretor gráfico da revista Lance, uma marco na história editorial enxadrística brasileira. Como professor, Adriano começou a trabalhar com aulas individuais em 1997 e em 2007 surgiu a XadrezValle, um espaço com capacidade para pequenas turmas.  De 2007 a 2011, Adriano realizou diversos cursos, oficinas, simultâneas e continuou também com aulas particulares.
Vários talentos de todas as idades já estudaram com Adriano, alguns até se tornaram também Campeões Brasilienses.
A partir de 2012, Adriano passou a pesquisar novos recursos para o ensino a distância e tem buscado a união e síntese do Xadrez, Arte, Design e Tecnologia, criando novas opções didáticas para transmitir ao máximo de pessoas sua experiência e grande paixão pelo Xadrez, e ajudá-las desde os primeiros lances até os conceitos mais avançados deste milenar e fascinante jogo.

Compartilhe!
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestBuffer this page
Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta