TopMenu

Onde Jogar Xadrez na Internet

O Xadrez, apesar de sua milenar presença na história da humanidade, adaptou-se como poucas atividades ou áreas do conhecimento ao infinito potencial da Tecnologia da Informática, que passou a se tornar acessível ao público em geral na década de 90.
Por que um esporte como futebol ou vôlei não pode ser praticado pela internet, a não ser em simulações que apenas se aproximam da sensação de se jogar em campo ou em quadra?
Porque estas atividades dependem do espaço físico e dos movimentos corporais.
Já o Xadrez jogado via internet está muito próximo do Xadrez jogado ao vivo no tabuleiro, pois os movimentos são codificados e são os mesmos, tanto no tabuleiro como na tela do computador. Os movimentos do Xadrez podem inclusive ser visualizados mentalmente.

Tela de um Clube Virtual

Partida entre Carlsen e Aronian transmitida ao vivo em um clube virtual.

Segue um lista de sites e serviços espalhados pela internet, onde você pode praticar Xadrez de várias maneiras:

Existem dezenas de outras boas opções e muitas são gratuitas. Um fator importante em relação aos clube pagos é a presença de fortes jogadores, inclusive Grandes Mestres. Esse fator deve ser levado em conta para quem busca melhores resultados em torneios. Porém, se o seu objetivo com o Xadrez é ter um passatempo sem maiores compromissos, poderá encontrar o que procura mesmo nas opções gratuitas. Muitos clubes tem os planos gratuitos juntamente com planos pagos com recursos adicionais. Outro aspecto a ser analisado é a interface gráfica e outros recursos tecnológicos que podem variar bastante de clube para clube. Quanto mais clubes você testar, mais chances terá de encontra o seu clube ideal.

Se você tem uma boa sugestão de Clube de Xadrez na Internet que não foi citada na lista acima, deixe um comentário que o post será atualizado com sua indicação.

Agradeço as sugestões que estão chegando pela postagem no Facebook:


Acesse a centenas de vídeo-aulas com os Cursos Online da Academia XadrezValle.

Conheça a plataforma de cursos!


Compartilhe!
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestBuffer this page

Comente e publique no Facebook

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta