TopMenu

O Primeiro Torneio de Xadrez de uma Cidade

O dia 19 de Janeiro de 2014 será lembrado na história da cidade de Pedro II, no Piauí, como o dia em que foi realizado seu primeiro torneio oficialmente regularizado. O I Torneio Aberto de Xadrez de Pedro II – Memorial Pedro Freire de Oliveira foi um sucesso, contando com 18 participantes. O incansável enxadrista local Márcio Freire de Oliveira mostrou sua grande vocação de organizador e cuidou dos mínimos detalhes, chegando a investir do próprio bolso para que esse sonho de muitos fosse realizado. Aprendemos que com a união dos enxadristas não é tão difícil realizar um torneio. E esta certeza abre o caminho para vários outros torneios. Este primeiro torneio começou bem antes de sua data de realização, com o apoio da Liga Brasileira de Xadrez, através do Árbitro FIDE Ari Maia, que, ao ministrar cursos gratuitos pela Internet para uso do programa de emparceiramento Swiss Manager, descomplicou bastante as questões técnicas para a realização de um evento desta natureza. Márcio foi um de seus alunos e já utilizou o programa com bastante desenvoltura.

Imagem do Salão de Jogos

I Torneio Aberto de Xadrez de Pedro II

Os 5 primeiros colocados foram:
1° lugar Adriano Valle
2° lugar Guimarães Júnior
3° lugar Gerardo Nascimento
4° lugar Diego Castro
5° lugar João Marcelo
Ter conquistado o primeiro lugar para mim foi uma alegria diluída na emoção de ver toda a turma envolvida na emoção de estar jogando um torneio, e mais especialmente sendo o primeiro torneio de cada um. Apenas eu, entre todos os participantes, já tinha uma boa bagagem de torneios em meus mais de 30 anos de Xadrez e vejo como uma grande honra poder colaborar com o surgimento do Xadrez na cidade e transmitir um pouco da minha experiência aos amigos de Pedro II. Em breve, ministrarei cursos e oficinas na cidade.
Alguns recados: Márcio, ser organizador e jogador é difícil mesmo! Parabéns!
Professor Afonso, obrigado por prestigiar e divulgar o movimento enxadrístico da cidade!
Professor Cleomar, você, com o Projeto Cant’Arte, foi um precursor do movimento enxadrístico organizado em Pedro II, com as simultâneas na Praça!
Todos os participantes do torneio terão seus ratings iniciais calculados pela LBX. A vontade de todos é de realizar um torneio por mês. Se mantivermos o clima de entusiasmo e amizade do primeiro torneio, a cidade de Pedro II tem tudo para se tornar um pólo de Xadrez no Estado do Piauí. Eu acredito nisso, e você?

Participantes do primeiro torneio de Pedro II

Participantes do primeiro torneio de Pedro II

 

 

 

Compartilhe!
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestBuffer this page

Comente e publique no Facebook

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta