TopMenu

Como Visualizar Arquivos de Xadrez

A arquivo do tipo pgn é o mais comum para bancos de dados com partidas de Xadrez (veja a página da Wikipédia sobre pgn – em inglês). Na internet você pode conseguir gratuitamente milhões de partidas e também coleções menores como por exemplo as partidas de um torneio que acabou de ser jogado.

Existem inúmeras opções de programas leitores de pgn, mas deixo neste post uma sugestão que tem a credibilidade da marca ChessBase. Trata-se do ChessBase Reader 2013. Para fazer o download deste programa gratuitamente, clique aqui.

ChessBase Reader 2013

ChessBase Reader 2013

O Chessbase Reader apesar de ser excelente para visualizar arquivos, apresenta limitações se a sua intenção é analisar, estudar ou editar partidas. A versão demo não permite salvar ou atualizar partidas. A versão completa pode ser comprada com opções de receber o dvd ou fazer o download no site oficial do Chessbase, seção Shop.

Uma opção gratuita é programa ChessX, um Open Source, sem a limitação do Chessbase Reader de não salvar ou atualizar partidas.
Download aqui.

 

Visualizador de partidas ChessX

ChessX


Outros programas alternativos são:
José → http://jose-chess.sourceforge.net/
Scid → http://scid.sourceforge.net/

Kvetka → http://www.kvetka.org/en/
Lucas Chess → https://www-lucaschess.rhcloud.com/
Arena Chess → http://www.playwitharena.com/?Download:Arena_3.5.1

Agradecimentos: Edinardo (Scid), José Alexandre (Scid), Elvis (Kvetka), Leandro (Lucas Chess) e Kaio (Arena Chess) pelas indicações de programas.

Você tem uma dica de programa? Deixe nos comentários!


Acesse centenas de vídeo-aulas com os Cursos Online da Academia XadrezValle.

Conheça a plataforma de cursos!


Compartilhe!
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestBuffer this page

Comente e publique no Facebook

, ,

5 comentários para Como Visualizar Arquivos de Xadrez

  1. Edinardo 26 de maio de 2014 às 10:02 #

    Outra boa opção é o SCID – http://scid.sourceforge.net/
    Também é um software livre, leve, rápido e com muitas opções, como a de incluir engines. A versão atual vem com o Stockfish. Opções de diversos idiomas, incluindo o português brasileiro.

    • Adriano Valle 27 de maio de 2014 às 10:55 #

      Boa dica, Edinardo! Baixei o ChessX e o SCID e achei a parte gráfica do ChessX melhor, mas foi uma análise rápida. Você costuma usar o SCID?

      • Edinardo 27 de maio de 2014 às 17:12 #

        Adriano, utilizo o SCID quase que diariamente e ele tem várias opções. uma delas é de treinamento que pode ser de táticas, abertura, rever jogo (esta muito boa, você assume um dos lados e deve repetir os lances do lado que vc assumiu). E tem muitas outras opções que raramente ou nunca usei. Quanto a parte gráfica, tem várias opções de personalização. Também tem versão para Linux.

Trackbacks/Pingbacks

  1. O Incrível Nezhmetdinov | XadrezValle - 14 de maio de 2013

    […] Baixe o arquivo destas partidas em pgn. Se você ainda não tem um programa para ler pgn, recomendo este artigo. […]

Deixe uma resposta